OBESIDADE INFANTIL: CRIANÇA OBESA, PROVÁVEL ADULTO OBESO!      

 

Você sabia que a obesidade infantil é uma doença grave e que está virando uma epidemia no mundo inteiro e vem crescendo de forma alarmante no Brasil?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a obesidade infantil é vista como um dos grandes problemas de saúde pública do século do século XXI e aumentou dez vezes mais nas últimas quatro décadas e estimasse que em 2022 haverá mais crianças e adolescentes obesos do que desnutridos no mundo. Com isso ligou-se um alerta de como poderemos cuidar dos nossos pequenos e garantir que eles tenham uma vida mais saudável.

Antigamente acreditava-se que uma criança com umas  dobrinhas” a mais era sinônimo de saúde e beleza, na verdade essa idéia partia porque naquela época crianças “magrinhas” ou subnutridas ficavam mais vulneráveis as infecções, hoje a situação é totalmente contrária, criança obesa é motivo de preocupação sim!

A obesidade infantil é uma doença multifatorial caracterizada por excesso de gordura corporal decorrente de fatores genéticos, hormonais ou de maus hábitos e que pode ter consequências significativas na vida adulta.

Isso mesmo o excesso de peso pode desencadear restrições a saúde para vida toda, como problemas nas articulações, nos ossos, além de também desenvolver doenças crônicas ainda na infância como hipertensão, diabetes, colesterol alto, problemas esses que antes era mais comum ser diagnosticado em adultos.

Além disso, em muitos casos tem alterações psicológicas e sociais, fazendo com que se tornem menos expansivos e mais retraídos, porque não se sentem satisfeitos com sua imagem corporal, e as vezes sofrendo bullying em seu meio social, na maioria das oportunidades acontece na escola, prejudicando seu rendimento e sua interação nas atividades.

Como foi dito anteriormente são vários fatores que causam a obesidade, no entanto, os mais relevantes são os hábitos alimentares com dietas cheias de fast foods e excesso de açúcar (refrigerantes, bolachas, doces, etc) aliado com um estilo de vida sedentário, o qual pode ser atribuído por vários motivos como joguinhos eletrônicos, televisão, insegurança, falta de lugares para brincar ao ar livre e muitas vezes por falta de incentivo.

Com base em tudo que foi mostrado eu te pergunto como estão seus filhos, netos, sobrinhos???  O que podemos fazer para mudar esse cenário???

Sim!!!  a obesidade infantil pode ser prevenida e tratada.  Os pais e familiares mais próximos tem papel importante para que isso aconteça, começando já na gestação, mães que engordam muito na gravidez tem 80% de chance a mais de que o filho chegue aos 7 anos com sobrepeso, o incentivo ao aleitamento materno também é fundamental nos primeiros meses de vida, evitar alimentos ultra processados que contenham grandes quantidades de açúcar, gordura e sal. Para se ter uma idéia se ao chegar aos 6 anos de idade obesa, a criança tem 50% de chances de se tornar um adulto com sobre peso.

Controle o uso de parelhos eletrônicos e incentive mais a prática de atividades lúdicas que promovem o bem-estar e o exercício físico, encontre um esporte que seu filho(a) se sinta bem ao fazer, seja coletivo ou individual, o importante é que ele possa brincar, correr, movimentar-se, interagir com outros colega, gastar bastante energia e consequentemente queimar bastante calorias !!!!!

Se você acha que tem algo semelhante em sua família, procure primeiramente a orientação de um médico e quanto antes for diagnosticado este quadro, melhor poderá ser o tratamento e a prevenção. No futuro eles agradecerão.

Diariamente na Tmovimento360 atendemos crianças e adolescentes com diversos objetivos distintos e dentro da nossa linha de trabalho buscamos fazer com que se sintam bem nos programas de treino, com estímulo a prática de atividade física e assim garantindo que tenham uma vida mais saudável.

Tenha um Corpo Milionário desde criança!!

Prof Thomas Moscardi

CREF 101926-G/SP

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *