Quanto tempo você é sedentário no dia a dia?

Seja navegando na internet, trabalhando, durante as refeições, indo e voltando do trabalho, descansando ao assistir um filme ou noticiário na TV, no lazer, lendo…Quanto tempo do dia você permanece sentado?

A palavra sedentarismo vem do latim SEDERE, que quer dizer sentado. Já parou para pensar que a vida moderna te faz permanecer cada vez mais sentado? Por incrível que pareça, essa posição traz malefícios para o seu corpo e os mais prejudicados são, o  coração e a coluna.

Logo de cara, ao sentar, reduzimos nosso metabolismo para menos de um terço, enzimas responsáveis pela queima de gordura reduzem drasticamente até noventa por cento menos. Apenas duas horas sentado faz o colesterol bom (HDL), que também ajuda a evitar a formação de placas de gordura nas artérias, a diminuir em torno de vinte por cento e aumenta a calcificação das artérias… isso do ponto de vista metabólico.

Pensando na postura, em uma perspectiva de músculos e articulações, ao adotarmos uma postura passiva, na maioria das vezes perdemos as curvas naturais da coluna aumentando a pressão nas vertebras e discos da coluna, uma série de encurtamentos e desequilíbrios musculares acontecem. Dores lombares, cefaleia tensional, bursites, artrite na coluna podem ser originadas na permanência de longos períodos sentado.

Parece loucura, mas a posição em pé gera menos pressão na coluna do que a sentada, mas calma… não queremos que você permaneça o tempo todo em pé e nem abominamos ficar sentados.

A questão é que você está exposto a riscos que nem imagina cada vez mais, devido ao estilo da vida moderna. O importante é ter consciência dos riscos e benefícios das práticas que adota em seu dia a dia. O que adianta falar para um praticante de surf em ondas gigantes, montaria em touro, motocross free style, que o esporte é arriscado?  Toda escolha tem uma relação de risco/benefício, quanto mais ciente do risco, mais chances ao benefício terá.

Manter uma postura “ideal” não é fácil, é uma luta constante contra a gravidade, requer uma postura ativa, onde se tem um maior gasto de energia comparado a uma postura passiva, totalmente “largado” no sofá, na cadeira. O corpo humano é regido pela lei do mínimo esforço, instintivamente ele prefere ficar largado, poupando energia. Porém, a médio e longo prazo essa postura passiva é mais prejudicial para o organismo e certamente a conta sairá mais cara quando o corpo começar a cobrar esse tempo todo em sedentarismo.

Estudos feito os EUA mostram que o homem moderno que trabalha sentado somando-se o tempo de refeições, transporte, lazer, ficam sentados por cerca de 13 horas por dia.

Para amenizar isto, é recomendável que para cada hora sentado, faça uma pausa de cinco minutos para se mexer (uma caminhada até o café, ao banheiro, até mesmo ficar em pé mexendo as pernas), isto já ajudaria a melhorar a sua circunferência abdominal, circulação, incômodos nas costas.

Quando sentado procure sentar-se nos seus glúteos (postura mais ereta) com as costas no encosto da cadeira e não na sua coluna lombar (sentado escorregado para frente), isto reduz a tensão na sua coluna.

Fora do trabalho procure fazer pelo menos cento e cinquenta minutos de atividade físicas por semana e aqui nem estamos falando em exercício físico e sim de uma caminhada, subir e descer escadas, deixar o carro um pouco mais longe, se possível… enfim buscar alternativas para se mexer mais durante o seu dia.

Quando elaboramos um programa de treinamento na TM-360, tomamos o cuidado de criar estratégias para compensar a permanência prolongada na posição sentada, que invariavelmente estamos sujeitos. Quando o cliente contrata nossos serviços, além de pensar num programa para atingir os objetivos desejados, nós também procuramos criar autonomia para que saiba como se cuidar fora da sessão de treino, em seu cotidiano. Nosso lema é sempre procurar entregar mais do que o cliente quer, dar também o que ele precisa.

Tenha um Corpo Milionário!

Prof. Hugo Edgar

CREF 039999 – G/SP

2 Replies to “FICAR SENTADO: O VILÃO OCULTO”

  1. Parabéns professor Hugo. Gostei do comentário. Estou sedentária e preciso melhorar. Sofro de dores na coluna diariamente e tenho uma hérnia de disco. Vou procurar alternar mais a posição sentada/em pé.
    Valeu.

    1. Olá Antônia!
      Ficamos felizes que tenha te ajudado as nossas dicas.
      A proposta é exatamente esta.
      Final de junho lançaremos um e-book com várias dicas sobre como melhorar a postura e amenizar dores.
      Obrigado por nos seguir e indique para os amigos.
      Tmovimento360

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *