A INFLUÊNCIA DO CALÇADO NOS EXERCÍCIOS DE MEMBROS INFERIORES
Você já parou para pensar que é bem provável que o seu tênis não seja o ideal para você fazer os exercícios de membros inferiores estando em pé (agachamento, afundo, stiff…) e além do mais pode até estar te prejudicando?
Nos últimos tempos a indústria de material esportivo está criando produtos específicos para cada modalidade.
Normalmente não nos preocupamos com um calçado adequado para fazer exercícios de membros inferiores, até porque é muito mais cômodo já ficar com o tênis que está usando.
Mas ele é fundamental principalmente se estamos treinando com uma carga pesada.
Uma boa base é fundamental para tudo na vida não é mesmo? E nos exercícios de membros inferiores não é diferente. Nossos pés são a nossa base.
Ao fazer determinados exercícios para membros inferiores, você deve estar estável e não instável, ou seja, estar firme para executar o exercício de uma forma segura e que lhe permita ativar toda a musculatura envolvida. Usar o solo para te desacelerar e te empurrar para cima sem ficar instável.
Normalmente vemos nas academias, pessoas fazendo exercícios para membros inferiores com tênis de corrida, o próprio nome já diz tênis decorrida”.
Por ter amortecimento ele provoca muita instabilidade, quando se faz um agachamento por exemplo. Com isso se desencadeia um processo que começa pelos pés, vai para os tornozelos, joelhos, quadril, coluna, mexendo assim no centro de gravidade do corpo (fica na região umbilical), desestabilizando as articulações principalmente a coluna e região lombar. Isto pode aumentar o risco de aparecer lesões onde estava saudável.
Os movimentos indevidos ocasionados pelo seu calçado são praticamente imperceptíveis para um leigo, sendo visto apenas por profissionais de educação física, fisioterapeutas com os olhos refinados para estes pequenos gestos.
Os atletas de levantamento de peso olímpico(LPO) normalmente utilizam um calçado próprio para o esporte com um solado firme, rígido com um salto pequeno que varia de 2cm a 3cm, que ajuda a evitar instabilidade nos pés entre outros motivos.
Mas não precisa de ter um calçado de atleta para se obter praticamente os mesmos resultados.
Então dê preferência para os tênis minimalistas, que são tênis mais leves e sem recursos (amortecimento). Com isto seus pés ficarão “plantados no chão. Ou se possível treine descalço.
Nós da Tmovimento360 encorajamos para que todos os nossos clientes a treinem descalços.
Em nossos pés temos vários receptores neurais que são ativados, o arco do pé é ativado ajudando evitar que o joelho faça um valgismo (joelho em x), ajudando a melhorar a postura, melhor o equilíbrio….
Em outro artigo de nosso Blog falaremos da importância de se treinar descalço mais detalhadamente.
A partir de agora preste atenção nesta variável em relação ao seu calçado e não se prejudique.
Tenha um Corpo Milionário
Professor Marcos R. Xavier
CREF: 118087-G/SP